Conhecendo nosso passado e a história.

Professora Flávia Martins Spasiuk, 4º ano A. Escola Municipal Professor Cyrillo Domingos Ricci.


Os alunos da turma do 4º ano A da Escola Professor Cyrillo Domingos Ricci investigam o passado.

Durante as aulas de história os alunos da turma do 4º A juntamente com a professora Flávia realizaram uma investigação sobre o passado, como nossa história influenciou o nosso futuro e as marcas que elas deixam até hoje, os costumes, crenças, o comercio, a cultura entre outros.

Para isso os alunos realizaram uma pesquisa sobre as pinturas e registros da pré-história para identificar o início de tudo, nesta pesquisa descobrimos que as tintas eram feitas de materiais da natureza, as quais eram utilizadas para pinturas faciais, registro dos desenhos nas paredes das cavernas e desta forma se ter um registro do cotidiano. Com base na pesquisa criamos nossa própria tinta com produtos naturais como: açafrão, páprica, pó de café e cola para representarmos os desenhos rupestres.

Na cartolina cada grupo criou um desenho rupestre para fazer o registro e depois apresentar para a turma, eles tiveram como exemplo os apresentados nas aulas, utilizaram as tintas criadas em sala e as mãos para fazer a pintura.

Na próxima aula nossa pesquisa foi sobre a forma de vida dos povos nômades e sedentários, sua evolução com o passar do tempo, o surgimento do comercio, a criação das alianças entre reinos, a forma de negociação entre outros acontecimentos que marcaram nossa história e nos influencia até os dias de hoje. Depois da análise e questionamentos dialogados entre a turma os alunos observaram que tudo era feito na base da troca e da confiança entre povos. Sendo assim nossa atividade foi brincarmos de povos nômades e formar alianças com outros grupos para fazermos a troca.

Os alunos trouxeram para a sala de aulas embalagens de materiais recicláveis entre outros para montarmos nosso comercio, depois foram divididos em grupos cada um com produtos diferentes, eles deveriam criar alianças, realizar as melhores trocas, fazer negociações e juntar o maior número de mantimento para o grupo.

Quando terminamos a dinâmica cada grupo apresentou seus mantimentos e fizeram seus relatos sobre como foi a negociação, quais foram as promessas, como essas trocas foram feitas, cada relato foi muito rico e produtivo, pois os alunos conseguiram de forma clara entender como alguns produtos são super faturados, já outros nem tanto, o quanto à procura de um produto eleva seu preço enquanto outros acabam sendo deixados de lado.

Todas essas atividades trouxeram aos alunos uma vivencia muito produtiva na construção do conhecimento da evolução da nossa história, o conceito de capitalismo mesmo sendo feito apenas trocas, a importância de cuidarmos na hora de obter um produto e seu real valor.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os alunos da turma do 4º ano A da Escola Professor Cyrillo Domingos Ricci realizaram a atividade do Telejornal